terça-feira, 17 de abril de 2012

A vida de Morihei Ueshiba - Part 1-7.

Morihei Ueshiba nasceu no dia 14 de Dezembro de 1883 em Tanabe, Província de Wakayama. Quarto e mais velho filho de Yoroku Ueshiba, um próspero fazendeiro, que possuía dois hectares de terra nativa. Seu pai era um membro muito respeitado na comunidade local, servindo como conselheiro do vilarejo por vinte anos, enquanto sua mãe, Yuki Itokawa, vinha de uma família de senhores de terra de descendência nobre.

Por volta dos sete anos, Morihei foi enviado à Jizodera, um templo Budista da seita Shingon próximo de sua cidade, para estudar os clássicos de Confúcio e as escritas Budistas.
Morihei formou-se pela Escola Elementar de Tanabe, e foi admitido na recém estabelecida Escola Colegial do Distrito de Tanabe, tendo na época 13 anos de idade. Entretanto, deixou o colegial antes mesmo de se formar, indo para o Instituto Yoshida Abacus. Obtendo seu diploma, conseguiu um emprego no Escritório de Impostos de Tanabe, onde um de seus trabalhos incluía a avaliação de impostos prediais e territoriais.
Morihei se demitiu de seu emprego no Escritório de Impostos em 1902, após se juntar a um movimento popular contra a nova legislação pesqueira, indo a Tóquio com o objetivo de recomeçar novamente como um homem de negócios. Por algum tempo, trabalhou como um funcionário do distrito comercial de Nihombashi, morando no local de seu emprego, antes de iniciar seu negócio próprio, uma companhia de suprimentos para escritório e escolas, a Ueshiba Trading. O mais importante é que durante essa primeira estadia em Tóquio, é que Morihei começou seus estudos de artes marciais, aprendendo os tradicionais ju-jutsu e kenjutsu. Mais tarde, no mesmo ano, ao se contagiar com beribéri e forcado a sair de Tóquio. Retornando a Tanabe, casou-se com Hatsu Itokawa (nascida em 1881), conhecida desde sua infância.
   Em 1903, Morihei alistou-se no 37º Regimento da Quarta Divisão de Osaka, onde foi apelidado de “o Rei dos soldados”, por sua habilidade com a baioneta, seu árduo trabalho e sua grande honestidade. No ano seguinte ao início da guerra Russo-Japonesa, Morihei foi enviado à frente de batalha como Cabo e ao retornar, foi promovido ao posto de sargento, pelo reconhecimento de sua bravura e valentia em campo de batalha.
Durante os períodos livres da vida militar, Morihei continuou a persistir em seus interesses nas artes marciais, ingressando no Dojo de Masakatsu Nakai em Sakai, onde aprendeu Yagyú-ryu ju-jutsu na escola Gotô.
Em 1907 Morihei foi dispensado do exército e voltou a Tanabe, trabalhando na fazenda da família e participando na vida política da vila, tornando-se o líder da Associação dos Jovens local. Durante esse período, seu pai propôs ao judoca Kiyoichi Takagi, então em visita à Tanabe, a ser professor de Morihei, transformando o depósito da fazenda em Dojo. Foi então que Morihei aprendeu o estilo Kodokan de judô. Continuou também a freqüentar o Dojo de Nakai, recebendo o certificado da escola Gotô. Morihei continuou em Tanabe pelos próximos três anos, envolvendo-se em diversas atividades locais.
Continua..


Textos: retirados da web e compilados por Sensei Mauro Salgueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario foi enviado para o moderador, logo depois de avaliado sera postado. Obrigado.