sexta-feira, 7 de maio de 2010

Importância do UKEMI e UKE no Aikido


Materia envida por Dennis.

Nas aulas, há muito empenho em assimilar os movimentos que o Sensei mostra. Quase ninguém se preocupa em observar quem recebe a técnica. Antes me perguntava será que o Sensei está com raiva de mim? Me chama com freqüência para ser uke, depois percebi a evolução que isso me trazia dentro do Aikido.  Aikido é a arte da não-resistência. É preciso que se aprenda a lidar com a vontade do outro. Percebê-la e respeitá-la, pois não existe verdadeira harmonia através da dominação. Não há diálogo e crescimento quando uma idéia é imposta. Desta forma, nague não é aquele que domina o oponente pelo fortalecimento de sua técnica, executando de modo absoluto um movimento que parta de sua vontade. Tampouco uke guarda o significado daquele que se entrega à condução por inferioridade de condição, ou por ausência de vontade. A postura deve ser constantemente praticada pelo aikidoísta, tanto conduzindo como sendo conduzido. Existe sempre um pouco de uke no nague, e vice-versa. Assim como no símbolo do TAO, a essência yin nasce no ambiente yang, e a yang no ambiente yin.

 A idéia de ser visto projetando alguém numa demonstração é mais atraente que estar sendo projetado. Os exames de faixa avaliam o desempenho do candidato à promoção, através da execução dos KATAS na forma de nague. No entanto, sabe-se que um bom uke é fundamental para uma boa apresentação. Um iniciante, ainda sem boa postura e leitura de condução, estragaria o KATA de qualquer um. Por isso, os ukes são escolhidos a dedo pelos mestres nas apresentações.
uke e nague em treinamento são como pernas a caminhar, alternando-se e equilibrando-se dentro de um trabalho entrosado, de igual importância e com objetivo comum. Esmerar-se por conquistar boa performance como uke demonstra real compreensão do AIKIDO, e garante o desenvolvimento da percepção e sensibilidade necessárias para a efetivação de seus princípios e propostas. Antonio Padua (introdutor do AIKIDO em SC e 5ºDan).
                                           
           Aprender Ukemi, é claro, leva tempo e muito treino. Ao principiante será mostrado o conceito de Ukemi lentamente. Depois de conhecer os movimentos de irimi e tenkan, começará a praticar as quedas e rolamentos. Isso deve ocorrer antes de começar a treinar as técnicas básicas.
Ukemi é a arte de ser uke, e a qualidade do treino de nage depende em como uke aprendeu sua arte. Ukemi é responsável pela criação de condições que levam uma dada técnica a ser praticada, permitindo a uke responder corretamente aos movimentos de nage, executando qualquer queda que seja necessária para finalizar tal técnica. Resumindo, uke é responsável pela criação de condições que permitam nage aprender. Se uke não sabe os efeitos de determinada técnica, ou não tem nenhuma flexibilidade, ou não responde aos movimentos de nage, ou ainda, é temeroso ou pouco acostumado a cair, então nage não terá condições de estudar as técnicas eficazmente. 
Observe as palavras de O Sensei com relação à importância do ukemi na vida diária. Ukemi desenvolve a habilidade de sentir o que está por vir, de analisar as circunstâncias e de responder às mesmas rapidamente. Assim como aqueles que antecipam o ukemi durante o treino e falham ao tentar adivinhar a direção da técnica, são aqueles que pensam demasiadamente e falham em perceber o que está ocorrendo em torno de si próprios. Eles não conseguem ser flexíveis às dificuldades na vida porque não podem vê-las até que seja tarde demais. Treinando-se bem ukemi, ter-se-á uma visão verdadeira do fato, baseada na observação e intuição, e não em algum pensamento arbitrário e pré-concebido. Bom ukemi representa a mesma sabedoria dopescador que, através de sua experiência, sente como vai ser o tempo.
        Meus agradecimentos ao  Adalberon pelo convite para postagem no Blog e ao meu Sensei Cícero Vergetti,por tantos anos de dedicação ao Aikido, que só nos enchem de orgulho em fazer parte desta família que é o Shinbo Dojo.

Um comentário:

  1. Excelente matéria, gostei bastante do aspecto técnico inerente às pessoas do UKE e NAGUE, que na verdade representam uma entidade UNIFICADA, UM TODO INDIVISÍVEL. Esse aspecto global manifesta-se de forma mais coerente quando as potencialidades de ambos (Uke e Nague) são desenvolvidas ao longo da execução da técnica, numa relação de pura dependência, onde a máxima eficiência é alcançada quando ambos (Uke e Nague) se desprendem de sentimentos egocêntricos e manifestam uma harmonia natural.

    Abraços para todos,

    Mário

    ResponderExcluir

Seu comentario foi enviado para o moderador, logo depois de avaliado sera postado. Obrigado.