segunda-feira, 31 de maio de 2010

AIKISHIZENTAI E IKYO

Palestra ministrada no treinamento de primavera do ano 61 da era Showa (1986).
Seigo Yamaguchi(Um dos maiores mestres de AIkido)

O treinamento para (se alcançar o) Aiki-Shizentai

Para se adquirir o estado de Aiki-Shizentai (Ou seja, deixar o corpo em sintonia com a grande natureza), o que se deve fazer é manter todo o corpo com o sentimento de kokyu e imaginar como como se o centro de gravidade passe pelo centro do nosso corpo; Deve-se deixar de lado o sentimento de "preparar-se para algo" mantendo o corpo e o espírito livre para que funcione a natureza e suas leis que já existem naturalmente em nossas reações. Como esta atitude a energia concentra-se no tanden consequentemente trazendo a postura de livre interação, isto é, o Aiki-shizentai.

Nesta postura, natural e centrada s alguém nos tocar certamente será desequilibrado. Isto é porque o (a capacidade de) movimento naturalmente existente no ser humano é ativada instantaneamente como o toque. É a manifestação da lei do aikikokyu, do irimitenkan. No momento do toque é importante não deixar que a consciência do toque seja apenas focada no pensamento pois ela é desnecessária e atrapalhará os nossos movimentos. Pessoas sem esta maestria quanto estão treinando , agem com o pensamento de subjugar os oponentes, confiando inutilmente no uso da força acreditando que se a técnica correta for feita e forçamos para que ela ocorra ela vai funcionar. É difícil parar para refleti nestes instantes .Se a técnica não funcionar acabamos pensando que o o problema está na técnica errada e não em nossa atitude e postura. Também é equivocado que o treino tem por objetivo, a competição, ou a guerra e o conflito, que são no fundo esforços inúteis e sem resultado. Se as pessoas treinam com este espírito equivocado, mais à frente, o conserto será muito mais difícil.
Acredita-se que os mestres antigos de budo, apesar de em diferentes formatos, acabaram essencialmente ditando a importância do shizentai verdadeiro. (Ou seja, de se agir sempre de forma natural diante de um ataque ou conflito). No Shinkageryu(Escola de esgrima), é instruído que onde em um conflito se encontra kamae( ou seja uma postura pré arranjada), estará o guerreiro em uma atitude de satsu (morte) e onde não há kamae (postura natural), estará em uma atitude de katsu (vida). Musashi em seus textos sempre desaconselhou veementemente de que o corpo e o espírito perdessem as suas naturezas. Estes ensinamentos são valiosos e contem peso pois vieram de pessoas que caminharam por campos de guerra e sobreviveram a inúmeras batalhas de vida ou morte. De toda forma, pode-se pensar que a atitude de aikishizentai é a fonte da manifestação das técnicas do Aikido e, o atingir a realização de sua autoconsciência seria o fim extremo da pratica do Aikido.

Sobre o treinamento de Daiikkyo

Conta-se que no Ittoryu(escola de esgrima), aquele que conseguisse descobrir(apreender) o corte da vitória certa, sendo aiuchi (cortar e ser cortado), mas sem o ser, obteria imediatamente a licença para ensinar (menkyo), por mais iniciante que fosse. Isso mostra a máxima importância deste conheicmento, mesmo dentre todas as técnicas de espadas, ditas de mil mudanças e dez mil disfarces.

Acredita-se que o Aikidaiikkyo é a técnica que sempre está à altura de qualquer treino devido ao importante significado que traz. Desta vez penso em, nestes treinamentos que faremos, enfocar e pesquisar o assunto sobre este ângulo. Penso que (dessa forma), tanto o corte ittosetsudan ('corte de uma espada'), o omote-ura, o osae (chave) das mil mudanças e dez mil disfarces, e a atitude do nage tornar-se-ão mais claros.

Comentário do prof. Wagner Bull

Este texto mostra que Yamaguchi sensei também havia chegado à conclusão da importância do AIkido ser "kannagara no michi" (Caminho de Deus, Natureza), e de que o Aikido tem como máximo objetivo o "takemussu aiki". Quanto a Ikyo, pelo menos na minha interpretação, ele dá uma pista do porque praticar esta técnica, que é se manter a atitude de aiuchi no inicio do movimento. mas no final não ser golpeado evoluindo para "ainuke".

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